Participe do Blog Pensando Alto!

25 de abril de 2013

A Pré-História: vídeo e textos dos alunos do 6o. Ano do Colégio Internacional Signorelli.

VIDEO DO TRABALHO SOBRE PRÉ-HISTÓRIA:

 


A EVOLUÇÃO HUMANA: TEXTOS ESCRITOS A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO DA DISCOVERY “VIVENDO ENTRE AS FERAS”.



NOSSOS ANCESTRAIS.

Imagem do homem no período Paleolítico, que demonstra a descoberta da pedra lascada.

O homem vem evoluindo desde a Pré–História. Agora irei citar os nossos ancestrais:
Aproximadamente, há cerca de 3 ou 4 milhões de anos surgiu o nosso primeiro ancestral o Australopithecus.
Há cerca de 2,5 milhões de anos surgiu o Homo Ergaster que vivia em pequenos grupos. Entre suas características físicas, o Homo Ergaster era bastante peludo e seus dentes afiados para cortar a carne crua. Dizem que ele foi o primeiro a mexer com instrumentos de pedra lascada.
Depois surgiu há cerca de 1,6 milhões de anos o Homo Erectus. Eles eram nômades e já dominavam o fogo, e então começaram a comer alimentos cozidos. O Homo Erectus possuía o cérebro mais desenvolvido do que os Australopithecus.
Há cerca de 300 mil anos surgiu o Homo Neanderthal ou “Homem das Cavernas”. Esses seres caçavam em grupo com lanças. Quando a presa era um grande animal, eles precisavam da ajuda de todos os seus companheiros.
Finalmente, há cerca de 100 mil anos, teriam surgido os primeiros seres da nossa espécie, o Homo Sapiens, com um cérebro mais desenvolvido que o das espécies consideradas ancestrais. Esses seres caçavam com arco e flecha. Desenvolveram as mais antigas manifestações artísticas chamadas pinturas rupestres que retratavam o cotidiano do homem pré-histórico. Como observamos no texto, o ser humano evoluiu bastante, e assim surge uma pergunta: como será que nós estaremos no futuro?

Texto escrito pela aluna Isabela Dalcanale Cavalcanti. Turma: 601 Colégio: Signorelli.


HÁBITOS E COSTUMES DOS HOMENS PRÉ-HISTÓRIOS.

Cena do filme a Guerra do Fogo. A imagem apresenta do homem fazendo o fogo e a diversidade de espécies humanas.
Os primeiros hominídeos se chamavam Australopithecus. Sua estrutura física era formada de dentes afiados, mandíbulas avantajadas, e muitos pelos no corpo, porque eles não usavam roupas. Eles eram nômades, ou seja, não tinham moradia fixa, e por não desenvolverem armas, comiam os restos da caça dos grandes predadores e viviam em pequenos grupos. A ferramenta que o ajudava na caça eram as pedras. Podemos dizer que o conhecimento da pedra lascada o ajudou á evoluir. Neste período, só o mais adaptado sobrevive.
O Homo Erectus já usava fogo. Eles usavam os raios das tempestades para fazer o fogo, utilizavam roupas é andavam em grandes grupos, e já caçavam. O caçador mais experiente era o líder. O Homo Erectus não sabia manter o fogo aceso em locais úmidos. A medicina também era conhecida por eles e era feita com o uso das plantas. O conhecimento das plantas auxiliou o Homo Erectus no domínio do fogo e a utilização do mesmo para caça. Com uma seiva natural ele conseguia manter o fogo aceso, e com o tempo conseguiu fazer o fogo e cozinhar os alimentos, aquecer-se do frio e espantar os grandes predadores.
Homem de Neanderthal já usava roupas de pele de animais e lanças. A alimentação era reforçada para agüentar o frio. Eles moravam em cavernas e também já sabiam enterrar os mortos. O Neanderthal aprendeu a fazer roupas de pele de animais para suportar o tempo glacial, e já tinham uma linguagem básica. A estrutura física forte, e o nariz mais largo facilitaram a respiração e sobrevivência em baixas temperaturas. Eles também sabiam fazer o fogo, eram nômades.
O Homo Sapiens era o maior caçador e fazia pinturas rupestres nas cavernas. Ele era mais inteligente e conseguiu se adaptar ao meio e sobreviver dando origem a nossa espécie.

Texto escrito por Raphael Campos. Turma 601 Colégio: Signorelli.


A EVOLUÇÃO HUMANA EM SLIDES:
(Trabalho das alunas Isabela, Andréa e Luana)





NOTÍCIA CURIOSA:

PRÉ-HISTÓRIA:
 
Neandertais podem ter sido os primeiros artistas rupestres. Arqueólogos encontraram pinturas com mais de 40.000 anos de idade em caverna no Norte da Espanha, possivelmente feitas por neandertais.

Uma das figuras na caverna de El Castillo data de mais de 40.800 anos atrás, o que faz dela a arte rupestre mais antiga da Europa, segundo a equipe de pesquisadores (Pedro Saura/AFP)
Um estudo publicado nesta sexta-feira, na revista Science, traz informações sobre as pinturas rupestres mais antigas já identificadas, feitas há mais de 40.000 anos, possivelmente por  neandertais, parentes próximos do homem moderno.
A pesquisa foi feita com 50 pinturas em 11 cavernas no Norte da Espanha. Até o momento, as pinturas encontradas na caverna de Chauvet, no Sul da França, eram as mais antigas: um estudo publicado no início de maio indica que elas foram feitas entre 28.000 e 40.000 anos atrás.


 Uma das figuras na caverna de El Castillo data de mais de 40.800 anos atrás, o que faz dela a arte rupestre mais antiga da Europa, segundo a equipe de pesquisadores (Pedro Saura/AFP).
A Homo neanderthalensis é uma espécie extinta do gênero Homo, o mesmo dos humanos modernos, que viveu na Europa e em partes da Ásia entre 130.000 e 40.000 anos atrás. Os neandertais, que coexistiram com os Homo sapiens, receberam este nome porque a primeira ossada do homem pré-histórico foi encontrada em uma caverna no Vale de Neander, na Alemanha, em 1856. "Tal" significa "vale" em alemão.
O Homo sapiens, espécie do homem moderno, surgiu na África há mais de 300 mil anos e começou a se expandir para a Europa há aproximadamente 40 mil anos.
Uma das figuras na caverna de El Castillo data de pelo menos 40.800 anos atrás, o que faz dela a arte rupestre mais antiga da Europa, segundo a equipe de pesquisadores. As imagens analisadas incluem discos vermelhos e o contorno de uma mão.
Ainda não é possível afirmar a autoria das pinturas, mas a possibilidade de que tenham sido feitas por neandertais anima os pesquisadores.
De acordo com os especialistas, já se sabia que eles também exercitavam o pensamento abstrato e faziam uso de símbolos.  Eles enterravam os mortos, usavam objetos de adorno pessoal, pintavam os corpos com tintas minerais, usavam utensílios de osso e marfim com marcas decorativas abstratas e desenvolveram uma sofisticada tecnologia do fogo. "Assim, não é surpreendente que o neandertal seja o primeiro pintor rupestre da Europa", afirmou o coautor do estudo, o arqueólogo português João Zilhão, pesquisador da Universidade de Barcelona.
Enquanto ainda não se comprova se as descobertas na Espanha são realmente obra dos neandertais, outras possibilidades são estudadas, como a hipótese de que elas teriam sido realizadas com a chegada do homem moderno à Europa, cuja evidência mais antiga data de 41.500 anos atrás. O neandertal desapareceu da Terra por volta de 40.000 anos atrás.




6 comentários:

Toninha Borges disse...

Participei da entrevista Fala Multiplicador ficaria muito feliz se desse uma passadinha no meu blog Educar - O primeiro passo e deixasse um comentário.
Bju

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Bom dia Multiplicadora Clarissa, desejamos muita paz pra você e a sua família!

Venho em nome dos EDUCADORES MULTIPLICADORES convidar você a:

@ Parabenizar os multiplicadores do mês;
@ Dar as boas vindas aos novos multiplicadores;
@ Retribuir comentários em sua postagem de publicação (na página índice).

Multiplicadora, precisamos de sua visita para que o Projeto Educadores Multiplicadores tenha vida e continue crescendo. Contamos com a sua presença! Os Multiplicadores agradecem a gentileza e compreensão. Ah, no mês de junho tem novidade no E.M.

Excelente sábado, obrigado pela parceria, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN

Lúcy Jorge disse...

Olá, vim conhecer seu blog e achei seus artigos muito esclarecedores, úteis e importantes para os leitores da blogosfera. Também faço parte da família Educadores Multiplicadores, portanto, gostaria de contar com sua presença no meu cantinho: se gostar; seguindo-me. Também gostaria de fazer parceria, isto se desejar, ou seja, divulgarei o seu blog, e da mesma forma o prezado Educador Multiplicador, divulga o meu.
A divulgação é importante para que os nossos blogs sejam visualizados
por um número maior de leitores.
Conto contigo, nessa missão.

Fique na Paz!
Em Cristo,
***Lucy**

Anônimo disse...

Good day! Would you mind if I share your blog with my facebook group? There's a lot of people that I think would really appreciate your content. Please let me know. Thanks

Anônimo disse...

Esta historia e muita bom para o 6 anos e o 7anos

Anônimo disse...

E muito bom